segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lingerie Histórica - Parte 2: Pannier

Pannier são as conhecidas “ancas” surgidos no século XVII (também chamadas de Guardainfante na Espanha).
O nome tem origem em um termo francês para cestas que são penduradas uma de cada lado de um animal de carga. Eram ancas laterais em barbatanas de baleia, galhos de vime ou de salgueiros e tinham a função de ampliar a saia vários metros para cada lado, podendo chegar a até 3,60 metros. 
Era impossível duas damas andarem uma ao lado da outra, passarem por uma porta ou sentarem-se no mesmo sofá. A intenção, em sua forma mais extrema, na Corte de Maria Antonieta, no período Rococó, era que o tecido formasse uma tela plana onde todos os enfeites, laços, estampas e bordados pudessem ser apreciados de frente. 
Até 1780 foram usados em vestidos de noite e em trajes de tribunal. Assim que a Revolução Francesa começou, os panniers desapareceram da moda.

Veja Também: Moda na Era Rococó

Pannier Francês:



Réplica Histórica:



Mais sobre lingerie histórica: 
Lingerie Histórica - Parte 1: Farthingale e Guardainfante
Lingerie Histórica - Parte 7: Corsets (em breve)

*Originalmente postado em meu outro blog, o Moda de Subculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥