quinta-feira, 20 de junho de 2013

Edward Linley Sambourne: Fotos do litoral na Era Eduardiana


Como era ir à praia na Era Eduardiana? Que roupas eram usadas? As praias ficavam lotadas?
Foi na Era Eduardiana que os esportes e atividades ao ar livre entraram em voga. As pessoas acreditavam nos benefícios de saúde da água e do ar revigorante do mar. Os banhos de mar em geral ocorriam no início da manhã. Nesta época, trajes de banho foram inventados e natação se tornou uma recreação popular. 

Edward Linley Sambourne nos mostra um pouco disso quando em 1906 uma onda de calor invadiu todo o território das ilhas britânicas no final de agosto e primeiros dias de setembro e ele decidiu fotografar! 

O vento soprando do mar deveria estar refrescante, embora ele seja um desafio para as  mulheres que seguram firmemente seus chapéus.


Apesar do calor muitos vestem roupas formais, com poucos concessões ao clima.


Na praia, Sambourne pegou mulheres de surpresa: Será que ele acordou a mulher de sua soneca enquanto sua amiga dorme?  E abaixo, duas moças flagradas em momento de descuido.

 

Em julho, Sambourne captou a atmosfera movimentada de uma praia lotada.
 

Aqui uma foto tirada em um barco: uma mulher tendo dificuldades com a brisa do mar.


No mesmo dia, na praia de Ostende, uma jovem anda descalça subindo a ladeira asfaltada da praia.



Provavelmente ele estava com a câmera escondida quando flagrou a imagem abaixo, a moça sai da água usando um traje de banho e entra numa máquina de banho.


 

Outro grupo de mulheres fazendo uso da máquina de banho que era uma espécie de sala portátil que era carregada para a beira d'água por cavalos. As pessoas que queriam usá-la pagavam uma taxa e colocavam seu nome em uma lousa para indicar seu lugar na fila. Enquanto esperavam podiam tomar chá, ler jornais, revistas e ou ter uma pequena conversa com outros clientes. Elas eram normalmente usadas por mulheres que queriam trocar seus longos vestidos e saias pelos trajes de banho.



No final da tarde, uma jovem elegante sai para um passeio.  


Todas as fotos aqui postadas pertencem ao Leighton House Museum. Se você quer reproduzir qualquer uma delas deve pedir autorização à eles, como eu fiz por email. O texto, parte traduzido, parte minha escrita, foi autorizado por email pelo autor do post original, em inglês, David Walker do The Library Time Machine que adorou saber que tem brasileiros interessados no assunto.

2 comentários:

  1. Nossa, se eu visse só as roupas nunca iria imaginar que fossem usadas na praia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ju!! Pra gente hoje é dificil imaginar! rsrs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOTA AOS LEITORES


Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha chegado até aqui! Infelizmente não consigo responder todos os leitores com devida atenção. Me perguntam sobre livros que uso nos textos estão, eles listados neste link: https://modahistorica.blogspot.com.br/p/livros.html

Alguns textos foram escritos entre 2009 e 2013, num período que eu não anotei as fontes, por isso eles não as tem. Portanto, quem me escreve cobrando as fontes destes artigos, espero que compreendam que não posso colocar uma fonte que não lembro ao certo/exatamente qual foi, indicando algo errado. MAS os livros que uso estão no já citado link - pra quem quiser ir atrás deles. Sei que professores e orientadores lhes cobram fontes e nada melhor que ler livros pra adquiri-las.


A quantidade de emails e comentários é grande e soaria repetitivo e cansativo eu responder isso a um por um dos leitores. Gostaria que essa cobrança que às vezes vem como crítica, ficasse mais amena através da compreensão, pois quando comecei o blog não sabia que se tornaria tão grande e que viraria referência no Brasil.
Agradeço a compreensão (e os elogios ao blog).
Sana ♥